COMO PREVENIR A GENGIVITE

A doença da gengiva é causada pela placa bacteriana que se forma ao redor, na parte superior e entre os dentes. Se essas bactérias não forem removidas com escovação dos dentes e uso do fio dental de forma constante, elas podem irritar a gengiva, causando vermelhidão, gengiva inchada e sangramento da gengiva, que são os primeiros sinais de doença da gengiva, conhecida como gengivite.

Se esses sinais de doença da gengiva não forem tratados, pequenos "bolsões" podem surgir entre os dentes e a gengiva. À medida que esses bolsões aumentam, a doença pode eventualmente evoluir para periodontite, que é um dos tipos mais graves de doença da gengiva. Se você estiver nessa fase da doença da gengiva, já podem ter ocorrido danos que, se não forem tratados, podem causar a perda de dentes.

É por isso que é tão importante interromper esse processo logo no início, ajudando a prevenir a gengivite.

O tratamento da gengivite em três passos

Uma gengiva saudável é vital para que seus dentes se mantenham fortes. E a melhor maneira de conseguir isso é através de uma boa rotina de higiene oral.

Bastam apenas três passos simples para manter gengiva e dentes limpos para ajudar a prevenir a doença da gengiva.

PASSO 1 – Escove seus dentes duas vezes ao dia com o creme dental parodontax.

Escove os dentes duas vezes ao dia por pelo menos dois minutos, usando uma escova de dentes manual ou elétrica, com cabeça pequena e macia e com cerdas arredondadas.1 Use o creme dental parodontax para uso diário, que ajuda a remover fisicamente a placa bacteriana ao longo da linha da gengiva, ajudando a manter a vedação firme entre a gengiva e os dentes. Quando usado na escovação dos dentes duas vezes ao dia, é quatro vezes mais eficaz na remoção da causa do sangramento da gengiva.*2

PASSO 2 – Passe o fio dental para remover a placa bacteriana entre os dentes

Use o fio dental ou uma escova interdental para remover a placa bacteriana das áreas de difícil acesso entre os dentes.3 Lembre-se de usar o fio dental com cuidado para não machucar sua gengiva.4

PASSO 3 – Visite regularmente um dentista para remover a placa bacteriana e ajudar a prevenir a gengivite

Visite seu dentista regularmente para efetuar check-ups. Ele poderá detectar problemas na sua gengiva, antes mesmo que você observe quaisquer sinais. Além disso, ele pode também limpar e extrair o tártaro dos seus dentes para remover a formação indesejada da placa bacteriana, o que ajudará na prevenção da gengivite.5

O QUE DEVO FAZER SE EU JÁ ESTIVER COM GENGIVITE?

Se estiver com algum desses sinais da doença da gengiva ou já estiver com gengivite, esses três passos podem ajudá-lo a prevenir e tratar. O que é muito importante, já que, se não for tratada, a gengivite pode avançar para periodontite, podendo levar à perda de dentes. Se estiver com gengivite, vá ao dentista, que é o profissional indicada para ajudá-lo a evitar o agravamento do problema.

* Não se aplica a parodontax Whitening


1 GSK parodontax Gum Disease Patient Leaflet
2 Core PDX concept
3 GSK parodontax Gum Disease Patient Leaflet
4 National Institute for Dental and Craniofacial Research. 1999. PLAQUE:What it is and how to get rid of it. [ONLINE] Available at: http://www.nidcr.nih.gov/oralhealth/Topics/ToothDecay/Documents/Plaque_brochure.pdf. [Accessed 25 July 2016].
5 Gum Problems: Treating Gingivitis and Periodontitis | parodontax . 2016. Gum Problems: Treating Gingivitis and Periodontitis | parodontax . [ONLINE] Available at: http://www.parodontax.in/could-i-have-gum-problem/treatments/. [Accessed 25 July 2016].