CONSULTE O DENTISTA PARA AJUDAR NA PREVENÇÃO DA GENGIVITE

Dentistas são profissionais especializados em manter a gengiva e os dentes saudáveis. Durante um check-up, eles examinam sua boca, dentes e gengiva para detectar quaisquer problemas e podem muitas vezes ser a primeira defesa contra a gengivite.

Diferentemente de uma dor ou sensibilidade nos dentes, a gengivite, muitas vezes, não causa dor nem desconforto. Por isso, mesmo que você detecte alguns dos sinais, como vermelhidão, gengiva inchada, sangramento ou retração gengival, pode não procurar ajuda tão rápido quanto deveria. Mas, se a doença da gengiva não for tratada na primeira fase da gengivite, pode progredir para periodontite, que é bem mais grave e pode causar a perda de dentes.

COMO UM CHECK-UP DENTÁRIO PODE DETECTAR GENGIVITE

Durante a primeira parte de um check-up dentário, seu dentista pode perguntar sobre o seu "histórico", que o ajudará a retratar seu quadro de saúde e avaliar os fatores de risco. As seguintes perguntas poderão ser feitas:1

  • Há algum sinal de gengivite, como sangramento ou gengiva inchada?
  • Já fez tratamento de doença da gengiva antes?
  • Você fuma ou tem histórico familiar de doença da gengiva?
  • Perguntas sobre sua rotina de higiene oral, como, por exemplo, quantas vezes escova os dentes?

Ao fazer essas perguntas, seu dentista pode tomar as devidas providências, caso você tenha mais probabilidade de ter gengivite. Se você tiver feito algum tratamento anterior ou apresentado sinais iniciais da gengivite, seu dentista ficará alerta com relação a possíveis problemas. Se fumar ou tiver histórico familiar de gengivite, você correrá mais riscos e, se não tiver uma boa rotina de higiene oral, terá mais probabilidade de apresentar problemas.

A segunda fase é o exame clínico, em que seu dentista verificará a existência de sinais de doença da gengiva, como:

  • Gengiva inflamada, inchada ou avermelhada
  • Sangramento da gengiva
  • Alterações na textura da gengiva. A gengiva saudável tem pequenas indentações, que parecem pontilhadas, sobre toda a superfície; no caso de gengivite, ela fica estufada, lisa e polida em termos de textura2
  • Retração da gengiva, quando a linha da gengiva vai se afastando dos dentes
  • Surgimento de bolsões ou lacunas mais profundas entre a gengiva e os dentes
  • Dentes soltos ou sem firmeza

COMO SEU DENTISTA PODE AJUDAR?3

Se seu dentista diagnosticar gengivite, ele poderá sugerir uma limpeza profissional denominada 'remoção de tártaro'. É realizada pelo dentista e destina-se a remover a formação indesejada da placa bacteriana, para deixar seus dentes devidamente limpos.

Seu dentista pode também fornecer orientação sobre como ajudar a prevenir a doença da gengiva em casa.

COM QUE FREQUÊNCIA PRECISO IR AO DENTISTA?

Seu dentista o orientará sobre a frequência que você deverá reailzar check-ups. Se notar qualquer problema ou sinal entre os check-ups, marque uma consulta imediatamente.

1 From Interview with Martin Ling - Clinical Research Principal Scientist Oral Health at GSK
2 From Interview with Martin Ling - Clinical Research Principal Scientist Oral Health at GSK
3 From Interview with Martin Ling - Clinical Research Principal Scientist Oral Health at GSK